I FeCEE-DER-ITU 2016
REGULAMENTO
1- OBJETIVOS
A I FeCEE-DER-ITU 2016 tem sua organização assentada no seguinte conceito:
Favorecer a ação científica, através da produção e realização de projetos científicos, contribuindo, na criação do conhecimento e transformando suas vidas em um processo de aprendizagem permanente. A atividade destina a estabelecer interações, troca de experiências entre estudantes, e destes com a comunidade, a partir da exposição e publicação de produções realizadas dentro do contexto educativo. Para a comunidade, constitui uma oportunidade de apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento. Para os docentes, a oportunidade de demonstrar que as boas práticas são possíveis. Para os estudantes, contribui para o fortalecimento da criatividade, do raciocínio lógico, da capacidade de pesquisa, visando sua autonomia intelectiva. Dessa forma, esse evento tem por finalidade a valorização da qualidade do ensino-aprendizagem desenvolvido nas Escolas Estaduais desta Diretoria.
2- DATA E LOCAL
DATA: dezembro de 2016 (segunda semana dezembro)
HORÁRIO: 8h00 as 12h00 e das 13h00 as 17h00
LOCAL: CEUNSP campus Saltos
3- PÚBLICO ALVO
· A I FeCEE-DER-ITU 2016 destina-se a alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio das Escolas Estaduais, pais de alunos ou familiares, professores, Diretores, Vice-diretores, funcionários da U.E., funcionários administrativos da DER-Itu, convidados e palestrantes.
4- PAUTA DO EVENTO
- 7:00 às 8:30 credenciamento
- 8:30 às 9:00 abertura Reitor CEUNSP e Dirigente da DER-Itu
- 9:00 às 9:30 a importância dos trabalhos de pesquisas PCNPs ou convidados
- 9:30 às 10:00 café
- 10:00 às 11:30 mini cursos
- 11:30 às 13:00 almoço
- 13:00 às 15:00 apresentação dos trabalhos
- 15:00 às 15:30 café
- 15:30 às 16:30 cerimônia de premiação e logotipo (3 melhores trabalhos e breve resumo da pesquisa)
- 16:30 às 17:00 encerramento
5- CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO
Será imprescindível que:
· A Unidade Escolar faça a inscrição dos trabalhos preenchendo todas as informações da Ficha de Inscrição;
· Cumpra o período de inscrição;
· Os trabalhos sejam pertinentes ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo
6- NÃO PODERÃO PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO OS TRABALHOS QUE
· Forem inscritos de maneira incorreta (preenchimento parcial ou incorreto da Ficha de Inscrição);
· Inscritos fora do prazo;
· Não contemplem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
· Contenham apresentações Musicais ou Corporais (em outra data será oportunizada tal apresentação);
· Fica expressamente proibido o plágio do trabalho no todo ou em parte;
· Fica expressamente proibido trabalhos de cunho político partidário , imoral, alusivo aos entorpecentes, preconceituosos e que tenham intenção de denegrir a imagem de pessoas e/ou estabelecimento.
7- PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
· As inscrições dos trabalhos deverão acontecer até o dia 31 de outubro de 2016, por meio eletrônico preenchendo a Ficha de Inscrição.
· Cada unidade escolar poderá inscrever até 5 trabalhos
8- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
· A participação dos alunos é fundamental, ficando a cargo de a escola decidir sua importância em tal evento. O transporte e demais despesas dos professores e alunos envolvidos são também de responsabilidade da escola proponente.
· Seria sensato que cada aluno apresente seu trabalho com o uniforme da U.E.
9- RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
· Os trabalhos inscritos pela U.E. (no máximo 5) serão analisados pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Regional de Itu de cada área, que analisarão as produções a fim de orientar, sugerir alterações, direcionar a exposição dos trabalhos no dia do evento e elaborar a lista final dos trabalhos que participarão da I FeCEE-DER-ITU 2016.
· Será produzido um Caderno de Resumo de todos os trabalhos para posterior divulgação em mídias digitais.
10- FICHA DE INSCRIÇÃO
· A Ficha de Inscrição deve ser preenchida em um formulário Google – Google drive até o dia 31/10/2016 que conterá os seguintes itens:
· Nome da EE
· Nome e série dos alunos
· Nome dos professores orientadores
· Titulo do trabalho
· Questão Problema
· Justificativa
· Descrição da Metodologia
· Expectativa de Resultados
· Referências Bibliográficas
· Tipo de apresentação banner, experimento, maquete, vídeo, ppt autoexplicativo, apresentação oral.
11- MODALIDADE DAS APRESENTAÇÕES
· Banner
· Experimento
· Maquete
· Vídeo
· ppt auto explicativo
· Apresentação oral
12- CREDENCIAMENTO
· No credenciamento todo receberão seus crachás de a e serão encaminhados as salas onde deverão montar seu trabalho de pesquisa.
· Ao final do evento os trabalhos continuarão expostos para o evento que acontecerá nos dois dias seguinte chamado “Prestigiando Talentos”. Ao final desse evento os responsáveis deverão retirar os trabalhos no NPE até o final do ano letivo de 2016
13- BANCA AVALIATIVA
· Durante a I FeCEE-DER-ITU 2016 serão formadas 7 bancas avaliadoras que percorreram o evento assistindo as apresentações a fim de avaliar os trabalhos e suas apresentações com o objetivo de avalia-los.
· A banca será composta por, 3 professores que participaram das formações,
· Cada aluno pesquisador, professor e pais ou responsáveis receberão no credenciamento 3 círculos autoadesivo com cores diferentes numeradas com um numero que representa a U.E. para efetuar a valoração dos trabalhos da seguinte maneira: círculos verde com número 1 nota máxima, círculos preta com número 1 nota média, círculos branca com número 1 nota mínima. Importante, a escola número 1 não pode valorar seu próprio trabalho.
14- FICHA DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA BANCA AVALIATIVA
Durante a apresentação dos trabalhos a Banca avaliativa, a ficha de avaliação deverá ser preenchida de maneira confidencial, ao final a banca avaliadora deverá somar cada um dos itens de cada um dos três professores da banca chegando a um único valor numérico que representa a nota técnica da escola que devera ser entregue ao responsável credenciado para apuração e totalização geral. A ficha deverá conter os itens abaixo que serão avaliados em uma escala de 0 a 10:
· Nome dos avaliadores
· Nome da U.E.
· Nome e séries dos alunos
· Nome do professor orientador
· Titulo do trabalho
· Questão Problema
· Descrição da Metodologia
· Expectativa de Resultados
· Referências Bibliográficas
· Presença de pelo menos um aluno autor do projeto
· Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
· Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
· A indícios de um trabalho investigativo
· A indícios de um trabalho dentro da metodologia de pesquisa cientifica
· Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho
15- APURAÇÃO DOS TRABALHOS
· Ao final da apresentação de todos os trabalhos e de posse de fichas de todas escolas o responsável pela totalização se reunirá em local apropriado para somar as notas técnicas de forma simples, essa somatória corresponde a 70% da nota final, os 30% restante virão da somatória simples da valoração dos trabalhos. Após o calculo da nota final classificaremos da maior nota para a menor os três mais pontuados. Em caso de empate utilizaremos a maior nota nos seguinte itens respectivamente:
· Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
· Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
· A indícios de um trabalho investigativo
· A indícios de um trabalho de pesquisa
· Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho, permanecendo o empate utilizaremos o sorteio.
16- PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
· Ao final do evento teremos a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos:
Ensino Fundamental
· 1 colocado
· 2 colocado
· 3 colocado
Ensino Médio
· 1 colocado
· 2 colocado
· 3 colocado
Ganhador do Logotipo
17- PARCEIROS
18- MINI CURSO
· A oferta dos minicursos será efetuada escolhendo 7 opções de maneira que a 1 opção seja a preferida. Os minicursos têm vagas limitadas. Portanto, a opção de escolha de participar de um minicurso seguira o critério temporal e utilizara o formulário Google do Google drive o qual é possível verificar os inscritos em uma linha temporal, de maneira a garantir aos primeiros inscritos a 1 opção do mini curso em seguida a 2 opção e assim sucessivamente.
· Todos sem exceção deverão se inscrever em minis cursos
· Será elaborada após a inscrição uma lista de presença para os minis cursos e certificados elaborados pelas entidades promotoras dos minis cursos
19- CRONOGRAMA
ETAPAS
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PERÍODO
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LOCAL
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Início da construção do regulamento
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14/09/2016
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NPE DER-Itu
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Discussões na U.E. do regulamento
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15/09/2016 a
18/10/2016
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Unidades escolares
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3 OT de Ciências da Natureza
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19/10/2016
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NPE DER-Itu
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Divulgação do regulamento da I FeCEE-DER-ITU 2016
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24/10/2016
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SITE DER-Itu
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Inscrição na I FeCEE-DER-ITU 2016
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Até 31/10/2016
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(Formulário Google-Google Drive)
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Entrega do logotipo
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Até 31/10/2016
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Via e-mail
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Analises dos trabalhos
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01/11/2016 a
15/11/2016
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NPE DER-Itu
pelos PCNP
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Resultado do logotipo
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16/11/2016
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SITE DER-Itu
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Resultado das Inscrições da expor
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16/11/2016
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SITE DER-Itu
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Divulgação do caderno de resumos de trabalhos
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28/11/2016
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SITE DER-Itu
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Inscrição dos Mini Cursos
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17/11/2016 a
24/11/2016
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(Formulário Google-Google Drive)
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Lista dos inscritos por mini curso
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01/12/2016
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SITE DER-Itu
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I FeCEE-DER-ITU 2016
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Segunda semana de dezembro
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CEUNSP – Campus Salto
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ISSN: 2594-7532.
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