REGULAMENTO

I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016

REGULAMENTO
  

     1- OBJETIVOS

A I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016 tem sua organização assentada no seguinte conceito:

Favorecer a ação científica, através da produção e realização de projetos científicos, contribuindo, na criação do conhecimento e transformando suas vidas em um processo de aprendizagem permanente. A atividade destina a estabelecer interações, troca de experiências entre estudantes, e destes com a comunidade, a partir da exposição e publicação de produções realizadas dentro do contexto educativo. Para a comunidade, constitui uma oportunidade de apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento. Para os docentes, a oportunidade de demonstrar que as boas práticas são possíveis. Para os estudantes, contribui para o fortalecimento da criatividade, do raciocínio lógico, da capacidade de pesquisa, visando sua autonomia intelectiva. Dessa forma, esse evento tem por finalidade a valorização da qualidade do ensino-aprendizagem desenvolvido nas Escolas Estaduais desta Diretoria.

     2-  DATA E LOCAL
DATA:  dezembro de 2016 (segunda semana dezembro)
HORÁRIO: 8h00 as 12h00 e das 13h00 as 17h00
LOCAL: CEUNSP campus Saltos

    3-  PÚBLICO ALVO
· A I FeCEE­-DER-­ITU­ 2016  destina-se a alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio das Escolas Estaduais, pais de alunos ou familiares, professores, Diretores, Vice-diretores, funcionários da U.E., funcionários administrativos da DER-Itu, convidados e palestrantes.

    4-   PAUTA DO EVENTO

  •   7:00 às 8:30 credenciamento
  •      8:30 às 9:00 abertura Reitor CEUNSP e Dirigente da DER-Itu
  •   9:00 às 9:30 a importância dos trabalhos de pesquisas PCNPs ou convidados
  •       9:30 às 10:00 café
  •      10:00 às 11:30 mini cursos
  •      11:30 às 13:00 almoço
  •      13:00 às 15:00 apresentação dos trabalhos
  •      15:00 às 15:30 café
  •     15:30 às 16:30 cerimônia de premiação e logotipo (3 melhores trabalhos e breve resumo da pesquisa)
  •      16:30 às 17:00 encerramento
    5- CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO
Será imprescindível que:

·  A Unidade Escolar faça a inscrição dos trabalhos preenchendo todas as informações da Ficha de Inscrição;
·  Cumpra o período de inscrição;
· Os trabalhos sejam pertinentes ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo


    6- NÃO PODERÃO PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO OS TRABALHOS QUE
· Forem inscritos de maneira incorreta (preenchimento parcial ou incorreto da Ficha de Inscrição);
·  Inscritos fora do prazo;
·  Não contemplem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
· Contenham apresentações Musicais ou Corporais (em outra data será oportunizada tal apresentação);
· Fica expressamente proibido o plágio do trabalho no todo ou em parte;
· Fica expressamente proibido trabalhos de cunho político partidário , imoral, alusivo aos entorpecentes, preconceituosos e que tenham intenção de denegrir a imagem de pessoas e/ou estabelecimento. 

    7- PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
·  As inscrições dos trabalhos deverão acontecer até o dia 31 de outubro de 2016, por meio eletrônico preenchendo a Ficha de Inscrição.
· Cada unidade escolar poderá inscrever até 5 trabalhos

    8-   PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
· A participação dos alunos é fundamental, ficando a cargo de a escola decidir sua importância em tal evento. O transporte e demais despesas dos professores e alunos envolvidos são também de responsabilidade da escola proponente.
· Seria sensato que cada aluno apresente seu trabalho com o uniforme da U.E.

    9- RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
· Os trabalhos inscritos pela U.E. (no máximo 5) serão analisados pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Regional de Itu de cada área, que analisarão as produções a fim de orientar, sugerir alterações, direcionar a exposição dos trabalhos no dia do evento e elaborar a lista final dos trabalhos que participarão da I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016.    
· Será produzido um Caderno de Resumo de todos os trabalhos para posterior divulgação em mídias digitais.

    10-  FICHA DE INSCRIÇÃO
· A Ficha de Inscrição deve ser preenchida em um formulário Google – Google drive até o dia 31/10/2016 que conterá os seguintes itens:
·   Nome da EE
·   Nome e série dos alunos
·   Nome dos professores orientadores
·  Titulo do trabalho
·   Questão Problema
·   Justificativa
·   Descrição da Metodologia
·   Expectativa de Resultados
·   Referências Bibliográficas
· Tipo de apresentação banner, experimento, maquete, vídeo, ppt autoexplicativo, apresentação oral.

    11-  MODALIDADE DAS APRESENTAÇÕES
·   Banner
·   Experimento
·   Maquete
·   Vídeo
·    ppt auto explicativo
·    Apresentação oral

    12-   CREDENCIAMENTO
· No credenciamento todo receberão seus crachás de a e serão encaminhados as salas onde deverão montar seu trabalho de pesquisa.
·   Ao final do evento os trabalhos continuarão expostos para o evento que acontecerá nos dois dias seguinte chamado “Prestigiando Talentos”. Ao final desse evento os responsáveis deverão retirar os trabalhos no NPE até o final do ano letivo de 2016

    13-     BANCA  AVALIATIVA
·   Durante a I FeCEE­-DER-­ITU­ 2016  serão formadas 7  bancas avaliadoras que  percorreram o evento assistindo as apresentações a fim de avaliar os trabalhos e suas apresentações com o objetivo de avalia-los.
· A banca será composta por, 3 professores que participaram das formações,
·   Cada aluno pesquisador, professor e pais ou responsáveis receberão no credenciamento 3 círculos autoadesivo com cores diferentes numeradas com um numero que representa a U.E.  para efetuar a valoração dos trabalhos da seguinte maneira: círculos verde com número 1 nota máxima, círculos preta com número 1 nota média, círculos branca com número 1 nota mínima. Importante, a escola número 1 não pode valorar seu próprio trabalho. 

   14-      FICHA DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA BANCA AVALIATIVA
Durante a apresentação dos trabalhos a Banca avaliativa, a ficha de avaliação deverá ser preenchida de maneira confidencial, ao final a banca avaliadora deverá somar cada um dos itens de cada um dos três professores da banca chegando a um único valor numérico que representa a nota técnica da escola que devera ser entregue ao responsável credenciado para apuração e totalização geral. A ficha deverá conter os itens abaixo que serão avaliados em uma escala de 0 a 10:
·         Nome dos avaliadores
·         Nome da U.E.
·         Nome e séries dos alunos
·         Nome do professor orientador
·         Titulo do trabalho
·         Questão Problema
·         Descrição da Metodologia
·         Expectativa de Resultados
·         Referências Bibliográficas
·         Presença de pelo menos um aluno autor do projeto
·         Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
·         Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
·         A indícios de um trabalho investigativo
·         A indícios de um trabalho dentro da metodologia de pesquisa cientifica
·         Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho


    15-     APURAÇÃO DOS TRABALHOS
·   Ao final da apresentação de todos os trabalhos e de posse de fichas de todas escolas o responsável pela totalização se reunirá em local apropriado para somar as notas técnicas de forma simples, essa somatória corresponde a 70% da nota final, os 30% restante virão da somatória simples da valoração dos trabalhos. Após o calculo da nota final classificaremos da maior nota para a menor os três mais pontuados. Em caso de empate utilizaremos a maior nota nos seguinte itens respectivamente:
·    Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
·    Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
·     A indícios de um trabalho investigativo
·     A indícios de um trabalho de pesquisa
· Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho, permanecendo o empate utilizaremos o sorteio.

    16-  PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
· Ao final do evento teremos a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos:

Ensino Fundamental
·   1 colocado  
·    2 colocado
·    3 colocado

     Ensino Médio
·    1 colocado 
·     2 colocado
·     3 colocado

Ganhador do Logotipo


    17-   PARCEIROS



    18-   MINI CURSO
·   A oferta dos minicursos será efetuada escolhendo 7 opções de maneira que a 1 opção seja a preferida. Os minicursos têm vagas limitadas. Portanto, a opção de escolha de participar de um minicurso seguira o critério temporal e utilizara o formulário Google do Google drive o qual é possível verificar os inscritos em uma linha temporal, de maneira a garantir aos primeiros inscritos a 1 opção do mini curso em seguida a 2 opção e assim sucessivamente.
·    Todos sem exceção deverão se inscrever em minis cursos
·  Será elaborada após a inscrição uma lista de presença para os minis cursos e certificados elaborados pelas entidades promotoras dos minis cursos   


    19-   CRONOGRAMA

ETAPAS
PERÍODO
LOCAL
Início da construção do regulamento
14/09/2016
NPE DER-Itu
Discussões na U.E. do regulamento
15/09/2016  a
18/10/2016
Unidades escolares
3 OT de Ciências da Natureza
19/10/2016
NPE DER-Itu
Divulgação do regulamento da I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016
24/10/2016
SITE DER-Itu
Inscrição na I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016     
Até 31/10/2016
(Formulário Google-Google Drive)
Entrega do logotipo
Até 31/10/2016
Via e-mail
Analises dos trabalhos
01/11/2016  a
15/11/2016
NPE DER-Itu
pelos PCNP
Resultado do logotipo
16/11/2016
SITE DER-Itu
Resultado das Inscrições da expor
16/11/2016
SITE DER-Itu
Divulgação do caderno de resumos de trabalhos
28/11/2016
SITE DER-Itu
Inscrição dos Mini Cursos
17/11/2016   a
24/11/2016
(Formulário Google-Google Drive)
Lista dos inscritos por mini curso
01/12/2016
SITE DER-Itu
I FeCEE­-DER­-ITU­ 2016  
Segunda semana de dezembro
CEUNSP – Campus Salto


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ISSN: 2594-7532.

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