V.1 (2016)
Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu.
______________________________________________________________
Trabalhos Premiados
Unidades Escolares
UE 01 - EE João Moretti
UE 02 - EE Ana Mesquita Laurini
UE 03 - EE Eugênia Ferrarezi Nunes
UE 04 - EE Heládio Correa Laurini Monsenhor
UE 05 - EE Lucídio Motta Navarro
UE 06 - EE Vitório Togni Capitão
UE 07 - EE Antônio Berreta Prof.
UE0 8 - EE Cesário Motta Dr.
UE 09 - EE Benê Teixeira F. A. G. Prof.ª
UE 10 - EE João Antônio Motta Navarro Prof.
UE 11 - EE Pery Guarany Blackman Prof.
UE 12 - EE Regente Feijó
UE 13 - EE Rogério L. Toccheton Prof.
UE 14 - EE Maria Ap. F. Leite Prof.ª
UE 15 - EE Seckler Monsenhor
UE 17 - EE Leonor F. da Silva Prof.ª
UE 18 - EE Maria de L. M. Costela Prof.ª
UE 19 - EE Maria Nazarena Correa Irmã
UE 20 - EE Mirinha Tonello
UE 21 - EE Otília de Paula Leite Prof.ª
UE 22 - EE Tancredo do Amaral
___________________________________________________________
UE 01 - EE
João Moretti
Título: Bicicleta Geradora de Energia com
Dínamo
Modalidade:
banner e experimento
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Hugo Damasceno de Sousa 3ª Série do Ensino Médio
Gabriel Gomes Machado Santana 3ª Série do Ensino
Médio
Professor orientador:
Cláudio Renato Amadio Guerrero
Resumo:
O trabalho tem por finalidade auxiliar pessoas que
necessitam de energia elétrica e utilizam a bicicleta como meio de locomoção,
para iluminação ou para carregar e manter a carga de celulares , gps e tablets
na execução de seu trabalho e lazer, uma energia limpa e sustentável.
________________________________________________________________________________________________________________________
UE 02 EE Ana Mesquita
Laurini
Título: A Tecnologia dentro da sala de
aula usando a RV
(Realidade
Virtual)
Modalidade: PPT
projetado
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Victor Vinicius Basso do Nascimento
Hebert Santos Pereira
Raphel Sena
Resumo:
O Objetivo de trazer a RV (Realidade Virtual) para
dentro das salas de aula é mostrar que a tecnologia pode melhorar a educação,
facilitando o entendimento dos alunos acerca de qualquer assunto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
UE 03 – EE Eugênia Ferrarezi Nunes
Título: “Aproveitamento Integral dos
Alimentos”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Franciele Caroline Rodrigues dos Santos 2º série A
Leticia de Aquino Pereira dos Santos 2º série A
Professor
orientador: Priscila Vitalino Bezerra
Resumo:
Ao analisar quais partes dos alimentos são
descartadas para seus preparo e pesquisar sobre as propriedades nutritivas dos
mesmos, identificamos a necessidade de aproveitar cascas, sementes e talos
devido ao seu alto valor nutricional. Através da busca por receitas para
utilização das partes dos alimentos que antes eram descartadas, execução e
degustação de diversas receitas, mostramos que é possível prevenir o
desperdício na escola e em casa.
_________________________________________________________________
Título: “Produção de Sabão Sustentável”
Modalidade: Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Keila Oliveira Donegal 2º série B
Felipe de Souza Martins 2º série B
Professor orientador:
Luciana Maria de Mattos Siqueira
Resumo:
O descarte do óleo de cozinha na rede de esgoto pode
provocar impactos ambientais relevantes como: diminuição da aeração da água e
proliferação de bactérias. Diante de tais impactos a turma buscou soluções para
reutilização do óleo de cozinha. A solução sustentável e rentável encontrada
pela turma foi a produção de sabão sustentável tendo como matéria prima
principal o óleo de cozinha. Além de ser uma alternativa sustentável para
destinação do óleo de cozinha o projeto em questão trata-se de um projeto com relevância
social, pois, além de conscientizar a turma sobre os impactos causados pelo
descarte de óleo na água trata-se de uma alternativa para geração de renda
através da venda do sabão sustentável.
_____________________________________________________________________________________________________________________
UE 04 EE Heládio Correa
Laurini Monsenhor
Título: “Conhecimento
empírico aplicado à ciência (ou submetido ao processo científico)”
Modalidade: PPT
auto explicativo
Apresentação: oral, visual e demonstração de produtos.
Alunos:
Louhany Bomfim de Jesus - 9 º ano A
Michele Pereira da Silva – 9ano B
Professor orientador:
Raquel Helena Barbosa Defendi
Resumo:
O objetivo do projeto, é mostrar a aplicabilidade do
uso de produtos naturais em situações diversas do cotidiano, que vão desde de
uso domésticos e remédios caseiros até o
uso estético.
Além de destacar o baixo custo dos mesmos em relação
aos produtos industrializados. Promover a manipulação de produtos que não
agridam o meio ambiente, não ofendam a
saúde, sejam de baixo custo e tenham eficácia para uso
_____________________________________________________________________________________________________________________
UE 05 EE Lucídio Motta
Navarro
Título: “Casa
Automatizada”
Modalidade:
Banner , PPT auto explicativo e maquete
Apresentação: ora e visual
Alunos:
Rodrigo S. Bernardes 3ª série A
Wallace Ap. Felizardo Ferreira 3ª série B
Professor orientador:
Alexandre Sbrissa Mateazzo
Resumo:
Este projeto objetiva seu foco essencialmente na
automação residencial, que visa justamente que a segurança e o conforto sejam
igualmente alcançados de forma prática e simples, apenas com o comando de um
celular ou computador.
_________________________________________________________________________________________________________________
UE 06 EE Vitório Togni
Capitão
Título: “Ameaça
sonora entre nós”
Modalidade:
Banner, PPT auto explicativo e vídeo
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Guilherme Ferraz de Freitas Ferreira - 9º Ano D
Matheus Alipio Pinto - 9º Ano D
Professor orientador:
Poliane Silva Amorim
Resumo:
O presente projeto procura informar o perigo que a
exposição aos ruídos diários podem causar em nossa audição. Essa demonstração
será feita através de situações do dia-a-dia, como o barulho da sala de aula e
o uso de equipamentos de som.
_________________________________________________________________
Título: “Perigos da
radiação no dia-a-dia”
Modalidade:
Banner e PPT auto explicativo
Apresentação: oral e
visual
Alunos:
Alberto Fernando Candido Gutzlaff- 9º ano D
Kaylanne da Silva Andrade- 9º Ano D
Professor orientador:
Poliane Silva Amorim
Resumo:
A radiação é o processo de conversão de energia
interna da matéria em radiação eletromagnética ou partículas que se propagam
com uma determinada velocidade. É formada por energia, carga elétrica e
magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos
construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até
muito elevados. Ela esta presente no nosso cotidiano, mas nem sempre trás
benefícios, e ao longo do trabalho vamos apresentar esses males à saúde do ser
humano. Com a investigação desses tais perigos, temos como objetivo alertar,
informar, e desenvolver soluções.
Título: “A incubação
para uma nova renda”
Modalidade:
PPT auto explicativo e vídeo
Apresentação: oral e visual
Bruna Caroline Cordeiro 3ª série - EM
Professor orientador:
Selma Cristina Costa
Resumo:
O agronegócio gera um a cada três empregos no
Brasil, ou seja, 30% da população economicamente ativa (Sampaio Filho, 2005).
Cerca de um terço do PIB brasileiro vem da agricultura familiar, este
seguimento da agropecuária brasileira e as cadeias produtivas a ele interligado
responderam em 2003, por 10,1% do PIB do país (Guilhoto et al. 2006). Junto com
o contexto de globalização a demanda por produtos de qualidade com baixo custo
teve um acréscimo positivo e para famílias de baixa renda, utilizar-se disto
como forma de subsistência seria uma maneira prática de gerar capital , usando
uma incubadora caseira para maior produção.
_____________________________________________________
Título: “Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química”
Título: “Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química”
Modalidade: PPT
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Caroline Silva
Vitor Hugo
Professor orientador:
Maria Eunice Bonardi
Resumo:
Previsão das quantidades de reagentes e de produtos
nas transformações químicas.
____________________________________________________________________
Título: “Biodiesel”
Modalidade: PPT
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Aline Sanavio
João O. Gonçalves
Professor orientador:
Marcio Pereira Rodrigues
Resumo:
O aquecimento global, provocado pelo efeito estufa,
vem causando graves alterações em nosso ecossistema. O dióxido de carbono,
principal causador, é liberado na atmosfera com a combustão do óleo diesel.
O biodiesel, um biocombustível renovável,
apresenta-se como uma possível solução para os atuais malefícios provocados
pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos
gases causadores do aquecimento global
____________________________________________________________________________________________________________________
EU 08 - EE Cesário Motta Dr
Título: “Residencial
Sustentável
Modalidade:vídeo
Apresentação: vídeo
Alunos:
Yara Mello 3ª série B - EM
Andressa Francisconi 3 série A - EM
Professor orientador:
Douglas Fabrício dos Santos
Resumo:
O Residencial Sustentável busca ajudar a solucionar
diversos problemas enfrentados atualmente na região e no mundo, como energia,
descarte de lixo, poluição atmosférica, falta de água, alimentação e
conscientização.
Deste modo, ele apresenta diversas estruturas para o
combate das dificuldades acima mencionadas, contando com capitação de energia
fotovoltaica para utilização nas áreas comuns, compostagem visando uma melhora
no descarte de resíduos orgânicos e reciclagem para os demais, capitação de
água da chuva através de cisternas, horta comunitária buscando incentivar uma
alimentação saudável, telhado verde que reduz o uso de ar-condicionado e
ventiladores, arborização e ainda um curso que trabalha com a conscientização
das pessoas que habitam no residencial.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
UE 09 - EE Benê Teixeira F. A. G. Prof.ª
Título: “Higienização
escolar com sabonete liquído”
Modalidade:
experimento
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Samuel Da Costa Caminha
Lucas Daniel Monteiro Da Silva Correia
Professor orientador:
Professor Junior
Resumo:
Os alunos do sétimo ano estão estudando sobre higiene
pessoal, o que nos fez ver a importância e falta de informação dos alunos. O
sabonete bastão foi comprado, picado em fatias, jogado na água fervente e
diluído com produto glicerina. Esse projeto cria certa consciência nos alunos
além de mostrar que o produto pode ser feito em casa de forma barata e simples,
mas com certas precauções. Vem a ser econômico para a escola
Título: “Cartilha:
Gravidez na Adolescência”
Apresentação: Cartilha: Gravidez Na Adolescência
Alunos:
Bárbara Cristine Santana Da Silveira
Gabriela Fernandes De Paiva
Professor orientador:
Professor: Junior
Resumo:
Na fase da adolescência os meninos e as meninas vêm
ampliando seus conhecimentos e descobertas, inclusive em um namoro, sobre sexo,
um ato que acaba sendo feito de forma irresponsável. No Brasil, dados
estatísticos relatam que 30% das adolescentes grávidas Fo ipor alguma
irresponsabilidade, 40% achavam que não fosse acontecer com elas, 10% não
planejavam a relação sexual, 7% querem segurar o namoro, 3% querem ter filhos,
outros não tinham acesso a anticoncepcionais, dados disponíveis no site:http://filosofiaj23.blogspot.com.br/2012/12/uma-reflexao-sobre-gravidez-na.html acesso
em 21 de setembro de 2016. Alguns profissionais destacam
a falta de informação, outros baseiam seus fundamentos na busca por
identidade do próprio adolescente, o amadurecimento sexual acontece de uma
forma rápida, simultaneamente ao amadurecimento emocional, ocorre uma
desestruturação da personalidade, levando alguns adolescentes a buscarem uma
base emocional em atitudes contraditórias. A gravidez da maioria das
adolescentes, não é planejada, outras veem isso como um escape para uma crise
no relacionamento. É preciso que os adolescentes parem e pense, eu tenho
condições de criar uma criança?
______________________________________________________
Título: “Legalize-me”
Modalidade: ppt
auto explicativo
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Juliana Pereira de Carvalho
Julia Rafaela O. Campos
Professor orientador:
Professor Junior
Resumo:
A discussão de gênero trata assuntos como;
LGBTfobia, machismo, femismo, feminismo, misoginia, misandria, entre outros
assuntos relacionados a gênero ou a sexualidade. Grande parte dos assuntos irão
gerar polêmica, o que será um obstáculo. Esse projeto não é feito apenas para
nós ou para a escola mas sim para toda a sociedade, procuramos ajudar a todos,
não apenas mulheres e LGBT’s,a discussão de gênero trata de direitos humanos,
buscando igualdade e respeito apesar da orientação sexual ou gênero dela.
______________________________________________________
Título: “Produção de Energia Eólica”
Título: “Produção de Energia Eólica”
Modalidade: banner e maquete Apresentação:
oral e visual.
Alunos:
Luana Camilli Figueiredo de Oliveira
Luis Felipe Correa Figueredo
Professor orientador:
Professor Junior
Resumo:
Nos últimos 80 anos com o esvaziamento dos
reservatórios e as previsões pessimistas de falta de chuva o estado de São
Paulo se afogou na maior crise hídrica. No ano de 2014 esta crise afetou minha
cidade me trazendo grande preocupação neste assunto, e me fez pensar nos
próximos anos como o planeta estará em relação a água? Se a energia elétrica é
produzida através da água quando ela acabar como será produzida a energia?
Citei a energia a partir de hidrelétrica, porque ela
é a principal fonte de energia no Brasil, quase 95% da energia consumida no
país e gerada por esse tipo de usina, mas a outras formas de se produzir
energia elétrica uma delas e a produção de energia através do vento esse tipo
de energia e conhecido como Energia Eólica.
A energia eólica é produzida a partir de turbinas que
são movidas através da força do vento ela é uma energia abundante, renovável e
pura.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
UE 10 EE João Antônio Motta
Navarro Prof.
Título: “Disco de
Newton”
Modalidade: Banner projetado e experimento
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Pedro Henrique Ferreira dos Santos
Professor orientador:
Ana Carolina Nicésio
Resumo:
A relação cor e luz sempre foi de grande interesse
da sociedade. Havia muitos questionamento do porque a luz do sol era branca?
Isaac Newton explicou que a luz branca era composta de várias cores e para
comprovar ele realizou um experimento relativamente simples, mas que não
deixavam dúvidas.
__________________________________________________________________
Título: “Energia
Solar”
Modalidade:
Banner projetado e experimento Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Pedro Henrique Ferreira dos Santos
Márcio Ricci Júnior
Márcio Ricci Júnior
Professor orientador:
João Eduardo Sitta
Resumo:
Com a crise do Petróleo e a poluição gerada por
combustíveis fósseis, a busca por energias renováveis e limpa é cada vez maior.
Olhando por essa perspectiva, a energia solar é uma energia viável que poderá
um dia substituir as energias não renováveis e poluentes.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
UE 11 EE Pery Guarany
Blackman Prof.
Título: “Parque
Ecológico Sustentável”
Modalidade:
Banner e Maquete
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Bruna Sacagni Domingues – 1º série EM
Pedro Pavani Dellevedave 1º série EM
Professor orientador:
Aline Maria Belasco de Almeida
Resumo:
A realidade que vivemos atualmente nos mostra cidades
industrializadas e pavimentadas, que tentam passar a imagem de que ao se
instalar naquele local, você estará realmente em um contato maior com a
natureza, pena que esta é uma realidade ilusória, dessa forma, pensou-se em
desenvolver um parque ecológico sustentável. Para exemplificar a ideia do
parque, foi realizado um protótipo, no qual houve a reprodução da ideia do
parque através de materiais plásticos. A base foi feita de madeirite e todo seu
perímetro coberto com palitos de dente
representando as grades; as árvores foram feitas de espumas de colchão
inutilizáveis tingidas de tinta verde e os espaços cobertos foram feitos de
papelão. Houve a tentativa de utilizar materiais que seriam jogados fora para a
construção da maquete. Espera-se com este projeto que as pessoas se recordem da
importância que a natureza tem nas nossas vidas, que este parque seja um
refúgio e um local para toda a família se divertir e ao mesmo tempo fazer
reciclagem, se conscientizar sobre a sustentabilidade e fugir de todo o mundo
moderno. O objetivo é que ao mesmo tempo em que se divirtam contribuam para a
reciclagem e sustentabilidade da nossa cidade, trazendo de volta a natureza,
nosso maior bem.
__________________ ______________________________________________________________________________________________________________
UE 12 EE Regente Feijó
Título: “Papel –
Reciclagem: Uma questão de conscientização”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Adrielle Miranda
Emanoele Cruz
Professor orientador:
Amanda Prandini
Resumo:
Para a produção do papel e necessário que ocorra o
corte e a queima de áreas florestais, pois ele é feito a partir da celulose
presente na madeira. Porém isso prejudica o meio ambiente causando a perdas de
recursos naturais e a degradação do meio ambiente, ocorrendo assim modificações
no solo, mudanças climáticas e outros diversos problemas. O papel é um material
muito utilizado no cotidiano do ser humano, à partir do momento em que escrevemos
ou usamos de outra forma, ele passa a ser não mais reutilizável, porém muitos
esquecem ou até mesmo não conhecem a reciclagem do papel, pois poucas são as
pessoas que o reciclam, mas sim, o papel que usamos para fazer diversas
tarefas, dá sim e pode ser reciclado, e virar um novo papel, prontinho para
novo uso.
__________________________________________________________________
Título: “A Garrafa
PET e suas funcionalidades”
Modalidade: Banner e maquete Apresentação:
oral e visual.
Alunos:
Jéssica Paiva
Luiz Felipe Ferreira
Professor orientador:
Amanda Prandini
Resumo:
A utilização de materiais feito de PET se tornou uma alternativa muito explorada pelo ramo da indústria. Apenas no Brasil, são produzidas cerca de nove bilhões de garrafas PET anualmente, sendo que somente 53% destas são reaproveitadas. Sendo assim, aumentou-se ainda mais a quantidade de lixo descartado pela sociedade., o qual muitas vezes é realizado de forma inadequada, degradando o meio ambiente.
O PET é um tipo de plástico utilizado na fabricação de garrafas, sendo um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens deste material é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.
Conhecer um pouco sobre o histórico da garrafa Pet, analisar a quantidade produzida e reciclada no Brasil e reduzir os resíduos sólidos no meio ambiente são algumas das ações necessárias para se conscientizar a sociedade da importância de se preservar os recursos do meio ambiente.
______________________________________________________________________
Título: “Estudo da flora do
município de Itu através da exsicata”
Modalidade:
Banner e maquete
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Giulia de Toledo Fontes
Kélen da Silva Hartt
Professor orientador:
Amanda Prandini
Resumo:
Uma exsicata é a amostra da planta prensada e
desidratada, é muito usada para identi cação de espécies vegetais. Essa amostra
é acompanhada de um rótulo com informações como local de coleta e espécie da
planta, tudo isso para ns de estudo botânico. Essa simples amostra da planta
seca e prensada é muito importante para registrar a identi cação da espécie e
facilitar o estudo desta espécie e da biodiversidade.
______________________________________________________________________
Título: “Projeto
Parede Verde”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Paula Caroline Bittencourt Damasceno
Otávio Marques
Professor orientador:
Amanda Prandini
Resumo:
O ecossistema é instável, a impermeabilização do solo,
o calor intenso, a poluição, o trafego pesado de veículos, a baixa
biodiversidade compromete a qualidade de vida das pessoas que habitam em
cidades urbanizadas, a maior preocupação esta na implantação do conceito de
“Cidades Sustentáveis”. Entre as opções para melhorar a qualidade de vida dos
centros urbanos, está o uso de “Paredes Verdes” chamadas também de “Jardins
Suspensos” em casas, edifícios ou até mesmo em escolas. A parede verde é nada
mais que a aplicação e uso de vegetação sobre as paredes dos locais em questão,
com a impermeabilização e a drenagem adequada, proporcionando um maior conforto
em termos de acústica e paisagismo do local, reduzindo a poluição do local tão
comum nos centros urbanos.
Por sua vez, a parede verde é um diferencial estético,
pois ela dá vida á um espaço antes inutilizado, além de proporcionar a nós
reações psicológicas positivas através de espaços naturais verdes. Os jardins
suspensos também garantem o poder de isolação térmica e resfriamento do local
através da evapotranspiração das plantas, assim diminuindo gastos com energia
pra resfriamento e aquecimento dos ambientes, isolamento acústico, retém água
da chuva em seu substrato o qual possui ação filtrante de impurezas, tanto da chuva
quanto do ar urbano, se aplicada em grande escala poderá reduzir o calor urbano
gerado pelo re exo dos raios infravermelhos comuns em áreas concretadas e
asfaltadas. Portanto, podemos considerar a parede verde como uma medida
sustentável que seria de suma importância sua instalação principalmente em
cidades urbanas.
_____________________________________________________________________
Título: “Projeto
Sabão”
Modalidade:
Banner e experimento
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Kaique da Silva
Maria Vitória Terassan
Professor orientador:
Silneia Maria Tomazela Barizon
Resumo:
A água é um recurso renovável indispensável à vida e
ao meio ambiente. Sua preservação é responsabilidade de todos. Um litro de óleo
de cozinha pode poluir cerca de 10.000 litros de água, podendo chegar até um
milhão de litros. No solo o óleo in ltra-se podendo chegar aos lençóis
freáticos contaminandoos.
_____________________________________________________________________________________________________________________
UE 13 EE Rogério L. Toccheton Prof.
Título: “Captação e
reaproveitamento da água da chuva para uso escolar”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Mariana Nunes Drolhe, 9 ANO
Thiago Gonçalves Santos, 9 ANO
Professor orientador:
Kelsen Ferreira Freitas
Resumo:
A falta d’água é um problema atual decorrente de vários
fatores, como, má gestão pública, consumo não sustentável, falta de consciência
da população e mudanças climáticas provocadas pelo homem. A irregularidade das
chuvas compromete os mananciais de muitas cidades, e consequentemente, o custo
da conta de água é repassado a população (Hadas; Gal, 2014; Hejazi et al.2014).
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Título: “Jardim
Sensorial em Meio Urbano”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
João Vinicius Zacaria
Luis Gustavo de Arruda
Professor orientador:
Kelsen Ferreira Freitas
Resumo:
Os espaços verdes, em especial as praças e jardins
trazem beleza, lazer, contemplação e se integram as áreas urbanas. Diferente
dos jardins convencionais em um jardim sensorial é possível experimentar
sensações através de todos os órgãos do sentido e entrar em contato com a
natureza em sua maior expressão (Matos et al, 2013).
_________________________________________________________________________________________________________________________________
UE 14 EE Maria Ap. F. Leite Prof.ª
Título: Gerador de Energia Eólica com
Dínamo”
Modalidade: Banner e experimento Apresentação: oral e visual
Alunos:
Marcelo Pauleto 1ºB
Fernando Carlini 1ºB
Professor orientador:
Fernando Jorge Pereira
Resumo:
A energia eólica é produzida a partir da força dos
ventos, as hélices conectadas com aero geradores e a força do vento, aciona um
gerador elétrico. Uma questão importante, quando pensamos em energia, sabendo
que o reaproveitamento destas é insatisfatório no mundo atual, de qualquer
forte, da hídrica até a atômica. Pensar em energia limpa e sustentabilidade é a
meta para o futuro, apoiar e entender a importância da energia eólica é
fundamental quando pensamos em energia limpa, já que não é necessário explorar,
extrair qualquer ecossistema/matéria prima, mas, aproveitar a força dos
ventos.
__________________________________________________________________________________________________________________
UE 15 EE Seckler Monsenhor
Título: Projeto" Renova Óleo”
Modalidade: Banner e maquete Apresentação:
oral e visual.
Alunos:
Gabriely Almeida Cazelato
Bruno Zardetto Bello
Professor orientador:
Lícia Maria Dumont
Resumo:
Reutilização de óleo vegetal na produção de sabão em
barras.
____________________________________________________________________________________________________________________
UE 16 EE Joseano Costa Pinto
Prof.
Título: Carga Poluidora e Depuração do Ribeirão Piraí
Modalidade: Banner e PPT auto explicativo
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Daniel Lorenço 3ª série - Ensino Médio
Professor orientador:
Vera Lúcia Barboza
Resumo:
O Ribeirão Piraí que nasce em Cabreúva e passa
também por Salto, Itu e Indaiatuba, se tornou fonte de abastecimento público
devido aos aumentos populacionais. Salto o adotou como principal fonte de água
para a cidade. A maior ocupação urbana existente na bacia é o Distrito do
Jacaré. O perfil sanitário fornecido pela CETESB, alega que o Piraí, classe 2
(Decreto SP 10.755/77), está desenquadrado em aspectos em alguns aspectos,
mostrando que o lançamento de esgotos sanitários, ainda é o principal problema
das águas do Ribeirão.
____________________________________________________________________________________________________________________________
UE 17 EE Leonor F. da Silva Prof.ª
Título: “Paisagismo com materiais recicláveis”
Modalidade: Banner
Apresentação: oral e
visual.
Alunos:
Natan Garcia
Nathália Groff
Professor orientador:
Michelli Quirino
Resumo:
Diante da tendência atual, a questão ambiental é trabalhada envolvendo alunos, professores e comunidade na construção de um jardim sensibilizando a consciência e a importância da qualidade de vida, da reutilização de materiais(pneus) e embelezamento do ambiente escolar.
Diante da tendência atual, a questão ambiental é trabalhada envolvendo alunos, professores e comunidade na construção de um jardim sensibilizando a consciência e a importância da qualidade de vida, da reutilização de materiais(pneus) e embelezamento do ambiente escolar.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
UE 18 EE Maria de L. M. Costela Prof.ª
Título: “Desperdício
de Papel”
Modalidade:
Banner e Banner projetado
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Kathlyn Monique Vieira
Natalia de Almeida Maciel
Professor orientador:
Antonio Carlos de Souza
Resumo:
Desperdício de papel: A quantidade de papel
produzido e desperdiçado nas aulas, pelos alunos dos turnos da manhã, tarde e
noite da Escola Estadual Maria de Lourdes Costela na cidade de Salto, seu
impacto ambiental e social.
________________________________________________________________________________________________________________________
UE 19 EE Maria Nazarena Correa Irmã
Título: Ervas medicinais: Senso comum e
conhecimento científico”
Modalidade: Banner
Apresentação: oral e visual.
Modalidade: Banner
Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Paloma Feitosa
Luana Baptistela
Professor orientador:
Fabiana B. Cabral
Resumo:
O uso das plantas como alternativa tanto para a
alimentação como para medicamentos data da antiguidade.
Na perspectiva de que a sustentabilidade é muito
abrangente, pode-se enquadrar dessa forma a saúde como uma questão ambiental
que merece refIexão e crítica.
______________________________________________________________
Título: “A
versatilidade do bicarbonato de sódio”
Modalidade: Banner Apresentação: oral e visual.
Alunos:
Aline Fernanda
Douglas Marfil
Professor orientador:
Fabiana B. Cabral
Resumo:
Atualmente opções ecológicas e economicamente viáveis
para resolução de problemas cotidianos tem ganhado destaque em nossa sociedade.
Uma dessas opções é o uso do bicarbonato de sódio
__________________________________________________________________________________________________________________
UE 20 EE Mirinha Tonello
Título: Desinfecção da água por lâmpada
UVC: Uma Alternativa para a falta de água”
Modalidade:
Banner e experimento
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Débora Chiqueleiro 1série
Camila Tiburtino 1série
Professor orientador:
Lilian Jabur
Resumo:
A água é um recurso escasso em relação a sua
utilização nas diversas atividades humanas, ao contrário do que se pode
imaginar.
O aproveitamento da água da chuva é um método
alternativo para a falta de água.
A desinfecção tornou-se indispensável no tratamento
de água. A radiação ultravioleta, como desinfetante alternativo, é conhecida
desde o início deste século. Ela tem alto grau de inativação de microrganismos
patogênicos em curto tempo de contato, e não produz resíduos tóxicos que afetam
o meio aquático. Baseia-se em alterações por fotólise do material genético dos
organismos presentes na água. O grau de inativação obtido pela radiação é
diretamente proporcional a dose aplicada na água.
Um fator importante para a utilização dos sistemas de
radiação ultravioleta é o baixo custo.
O objetivo deste projeto é verificar se a desinfecção
da água da chuva por lâmpada UV-C é eficiente e viável economicamente.
Nossa expectativa é que a água tratada se mostre
própria para consumo humano e que o reator seja de fácil construção e baixo
custo.
O presente projeto também pretende realizar o
envolvimento da comunidade com a divulgação científica do tratamento da água da
chuva por radiação UV, utilizando um método simples e eficaz, ajudando assim
nos períodos de escassez de água.
____________________________________________________________________________________________________________________________
UE 21 EE Otília de Paula
Leite Prof.ª
Título: Confecção de papel reciclado na
escola”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Andressa Cabral Melquiades 9º ano A
Rebeca Gilo dos Santos 9º ano B
Professor orientador:
Fátima Alves Silva
Resumo:
A partir do Projeto Sustentabilidade/Programa Nascentes - Uso
e Descarte Consciente, desenvolvido na escola no ano passado (2015), pela
professora de geografia e demais professores, foi despertado em nós alunos, a
consciência de que o mundo mudou. O papel é um dos produtos mais utilizados nas
escolas. A maior parte do lixo escolar é constituído dele. A reciclagem do
papel é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o papel
estamos contribuindo com o meio ambiente, economiza-se água e energia elétrica
e dispensa processos químicos, o que evita a poluição ambiental. Essa também é
uma das formas de desenvolver a consciência contra o desperdício. Além da
economia gerada por podermos utilizar esse papel na confecção dos trabalhos
escolares.
______________________________________________________________
Título: “Jogos para
deficientes visuais (UNO e Jogo da Velha)”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Isadora Mello Poletini
Jaqueline Souza Felix
Professor orientador:
Noeli Ferreira Rodrigues
Resumo:
Temos
na nossa escola uma aluna, deficiente visual, que realiza diversas atividades,
como tocar violão, lutar judô, mas que a mesma durante atividades simples
dentro da nossa própria escola, como estudar e brincar fica muitas vezes
excluída. Uma das atividades de diversão na escola são os jogos, I FeCEE-DER-ITU –
2016 portanto não há
jogos voltados para deficientes visuais, como o UNO, por exemplo, mesmo já
existindo em braile, o preço é alto sendo inviável tê-los na escola, nem mesmo
a aluna os possui. Portanto, como uma forma de contribuir para a acessibilidade
e inclusão da aluna e de demais alunos que a escola receber, com deficiência
visual, surgiu a ideia de adequar os jogos de forma simples e ainda utilizando
materiais reciclados, no caso o papel reciclado que é confeccionado na própria
escola.
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Título: “LENETIVO,
substância aromática natural para controle da hipertensão arterial.”
Modalidade:
Banner
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Nayara Vitória da Silva Santos 9º ano A
Raine de Cássia Oliveira 9ºano A
Professor orientador:
Noeli Ferreira Rodrigues
Resumo:
Geralmente toda família tem um hipertenso, no caso, nosso
estudo surgiu devido a mãe da aluna Nayara, que é hipertensa e quando sua
pressão sobe, tem a “mania” de cheirar álcool para que a mesma baixe. Juntando
isso as aulas de ciências, sobre os efeitos e riscos do uso de drogas. Pode-se
perceber que as drogas não são utilizadas apenas por motivos, de prazer e
socialização, mas para, rituais e funções terapêuticas. O álcool sendo um
exemplo de drogas depressoras, assim chamadas porque diminuem ou deprimem a
atividade geral do cérebro. Atuam nas sinapses, reduzindo a atividade do
sistema nervoso central. O uso de tais substâncias deixa a pessoa sedada,
relaxada, calma. Aliando esse conhecimento a sabedoria popular, a qual nos diz
há muito tempo que o maracujá e a camomila possuem efeitos calmantes, o
maracujá por contém substâncias que acalmam. Surgiu então o desejo de se tratar
o problema de hipertensão, com um produto natural, obtida da mistura desses
compostos calmantes, uma substância aromática para o controle da pressão
arterial.
____________________________________________________________
Título: “Objetos de
praticar exercícios em casa, feitos com materiais reciclados.”
Modalidade:
Banner e vídeo
Apresentação: oral e visual
Alunos:
Milene Terich
Bianca de Santana
Professor orientador:
Valmir Rogério Halter
Resumo:
A obesidade não é só um problema estético, pode provocar o
surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a
má formação do esqueleto. Cerca de 8% dos adolescentes sofrem de problemas de
obesidade. Por esse motivo que a prática de atividade física na adolescência é
muito importante. Durante as aulas de ciências e educação física, percebemos
que não existe nenhum problema em um adolescente seguir um programa de
atividades físicas, desde que de forma leve, e sob orientação de um professor
responsável. A maioria dos adolescentes não tem condições financeiras de
frequentar academias, então surgiu a ideia de confeccionar aparelhos simples de
academia, como pesos e alteres com produtos reciclados, que ainda ajuda a diminuir
o impacto ambiental no planeta. E ainda gravar um vídeo com alguns exercícios
para auxiliar os adolescentes a se exercitarem de forma correta.
________________________________________________________________________________________________________________
UE 22 - EE Tancredo do Amaral
Modalidade:
Banner e maquete
Apresentação: oral, visual
Alunos:
Raíres
Maria Luisa
Professor orientador:
Daniele Aparecida Tonon
Resumo:
Você sabia que, com óleo de cozinha usado, é
possível fabricar sabão liquido? Essa é uma alternativa muito boa ao invés do
descarte inapropriado na pia da cozinha. Você estará sendo mais sustentável e,
além disso, pode economizar ao não ter que comprar mais tanto sabão.
ISSN: 2594-7532.
___________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.